Cal na fossa séptica: para que serve
Cal na fossa séptica: para que serve
Nos locais onde não há sistema de tratamento de esgoto, a fossa séptica se mostra um sistema indispensável. A fossa é utilizada para realizar a coleta e o tratamento de efluentes e dejetos de residências, áreas industriais e comerciais. Apesar de ser considerado um sistema rústico, a fossa séptica é bastante complexa e até mesmo sofisticada, ela conta com processos ligados à gravidade e a reações biológicas para realizar o tratamento do esgoto. Muitas vezes, na hora da limpeza, é usado cal na fossa séptica, mas você sabe o porquê?
A Esgotecnica, especialista em limpa fossa, tem profissionais treinados para realizar esse tipo de limpeza, além de equipamentos de alta performance para eficiência e segurança. A limpeza de fossa deve sempre ser feita de maneira correta e com a periodicidade necessária.
Vale lembrar que essa é uma questão de saúde pública e de preservação do meio ambiente, já que a limpeza feita de forma errada pode ser altamente prejudicial para a natureza e para os moradores de uma residência.
A cal virgem (ou cal viva), é muito usada na limpeza de fossas, porém, antes de falar sobre a cal para limpeza de fossas, é preciso entender um pouco e de forma sucinta como uma fossa funciona.
Os sistemas sépticos operam através do princípio da digestão anaeróbia, realizada por bactérias. Ao coletar os dejetos sólidos e depois de um processo de decantação, as bactérias começam a digerir os sólidos da fossa.
A partir desse ponto o lodo sedimenta no fundo da fossa e a escuma sobe para a superfície como um líquido. Tanto o líquido quanto o lodo devem ser limpos. É recomendado uma verificação de nível de lodo pelo menos uma vez por ano.
Cal na fossa séptica – Como é feita a limpeza
A fossa precisa ser limpa através de um procedimento que deve ser realizado com cuidado devido a complexidade do processo. Geralmente, a limpeza é realizada por empresas de limpa-fossa, e isso é importante pois a limpeza de fossa amadora oferece riscos para o sistema e também para quem estiver limpando a fossa.
O primeiro procedimento a ser realizado durante a limpeza é abrir todas as tampas para liberação de gases. Esse é um momento de atenção. Não se deve usar nenhum tipo de chama ou fumar cigarros durante a abertura de uma fossa séptica. Os gases presos dentro da fossa podem entrar em combustão, causando uma forte explosão.
O mesmo serve para a hora de usar cal para limpeza da fossa séptica, já que a cal virgem em contato com a água libera calor e também pode criar uma reação de combustão. Por isso nunca coloque cal na fossa séptica antes de ter certeza que os gases foram liberados completamente.
Com os gases liberados, é necessário usar um sistema de sucção para fazer a limpeza dos dejetos líquidos e sólidos. Esse sistema de sucção é encontrado em caminhões limpa fossa. As paredes da fossa também precisam ser limpas com o auxílio de ferramentas para a raspagem de dejetos, se necessário.
A vez da cal na fossa séptica
A cal é usada na limpeza da fossa séptica depois dos procedimentos que descrevemos logo acima. O elemento é usado para uma higienização completa. Mas cuidado! Por ser uma substância química com reação violenta em contato com a água, é necessário usar os EPI necessários. Manusear cal virgem para limpeza de fossa sem os equipamentos de proteção pode causar queimaduras químicas graves e danos aos olhos.
A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água. Na falta da cal, pode ser utilizado soda cáustica (NaOH) comercial a 1 litro de soda para 20 litros de água.
Com a solução pronta, é necessário pulverizar todo o interior dos compartimentos, paredes, fundo e laje de cobertura com a solução cáustica, de forma a inativar todos os agentes microbiológicos e parasitas presentes na estrutura.
A partir desse momento, a limpeza pode continuar com o soterramento de acordo com o tipo de fossa.
Como podemos ver, a cal é importante na hora de limpeza de uma fossa. Apenas através do seu uso é possível garantir a limpeza final completa. Mas vale lembrar mais uma vez que a cal causa reações químicas que podem ser nocivas e a limpeza da fossa é um procedimento complicado e complexo! Por isso, conte sempre com uma empresa profissional!
Para uma limpeza de fossa completa e toda a segurança na hora de usar a cal na fossa séptica, conte com a Esgotecnica Limpa Fossa! Temos profissionais treinados para os principais procedimentos relacionados a esses sistemas e os equipamentos mais atualizados do mercado!
Nos nossos mais de 20 anos de experiência sempre nos esforçamos para garantir qualidade toda a segurança necessária para a garantia de um serviço eficiente.