Como acabar com mau cheiro da fossa
A Fossa Séptica é uma estrutura muito comum em residências afastadas de centros urbanos e em áreas rurais. Elas são responsáveis por garantir a saúde e a qualidade de vida de todos que moram na residência que conta com a estrutura. Algumas vezes, a fossa pode causar odores fortes e é importante saber como acabar com o mau cheiro na fossa séptica.
Esta importante peça de saneamento precisa sempre ser bem cuidada e contar com uma constante limpeza, feita por empresas profissionais e especializadas, como a Esgotecnica. Cuidar da fossa séptica é fundamental para garantir a qualidade de vida dos moradores e do meio ambiente no entorno da residência.
Algumas vezes, as fossas podem causar mau cheiro e acabar prejudicando o bem-estar de todo mundo.
Apesar da fossa receber vários efluentes e dejetos humanos, não é normal que uma residência acabe ficando com o cheiro. Se isso acontecer, existe algo errado e que precisa ser imediatamente resolvido.
Como eliminar o mau cheiro em fossas sépticas
Existem alguns problemas que acabam causando o mau cheiro em fossas sépticas. Nem sempre o problema é causado exatamente na fossa, ele pode ter ligação com outros lugares e pode até ser simples de resolver.
Sifão entupido ou com muitos resíduos
Como dissemos, nem sempre o mau cheiro está diretamente ligado a fossa. Algumas vezes é possível que o caminho até a fossa esteja entupido, fazendo o cheiro voltar pelos ralos. Nestes casos, os conselhos para acabar com o mau cheiro das residências com encanamento comum também funcionam.
Um dos principais culpados deste tipo de cheiro é o sifão, que pode mau posicionado. O sifão cria uma armadilha para a água em sua curva em “U”, fazendo com que os gases do esgoto não voltem pela tubulação e acabem deixando a residência com mau cheiro.
Nestes casos, basta posicionar o sifão de maneira correta para garantir a sua eficiência. Caso o sifão esteja entupido, é possível realizar o desentupimento de formas mecânicas. Importante: Não use produtos químicos para limpar a tubulação em casas que contam com fossa séptica.
Os produtos podem acabar interferindo no funcionamento correto das bactérias que realizam os processos da fosse prejudicando assim todo o ecossistema da peça e consequentemente deixando-a inutilizável.
Conte com as Esgotecnica para realizar o desentupimento da forma mais eficiente e segura possível.
Se o cheiro vem dos ralos, o problema provavelmente está acontecendo por entupimento ou vazamento de água na peça. Certifique-se que o ralo sempre tem água dentro dele. Caso não haja, há um vazamento e a peça precisa ser trocada.
Nunca jogue borra de café ou óleo na pia
A borra de café e o óleo são os maiores inimigos do encanamento. Estas duas substâncias grudam na parede dos canos e acabam segurando dejetos. O acúmulo de dejetos pode causar o odor forte. Portanto, antes de botar a culpa do mau cheiro na fossa séptica, certifique-se de que os canos não estão entupidos por causa destas substâncias.
O ideal é nunca jogar óleo ou borra de café pela pia. E para melhorar ainda mais o tempo de vida do cano, jogue água quente uma vez por semana pelo ralo. A água quente derrete o óleo e solta dejetos das paredes do cano.
Problema com as bactérias da fossa
A fossa séptica possui um sistema todo baseado na atividade de bactérias anaeróbicas para a decomposição e neutralização dos dejetos jogados nela. Na fossa, a bactéria é responsável por degradar os resíduos no lodo, neutralizar gases nocivos e diminuir o impacto dos dejetos no meio ambiente.
Porém, para que a fossa funcione perfeitamente, as bactérias precisam estar saudáveis e bem vivas. Em caso de problemas com este sistema, a fossa deixa de funcionar como deveria e acaba virando apenas uma “caixa de coleta de esgoto”. Eventualmente, o cheiro começará a ficar insuportável, já que todo o efluente dentro da caixa não está sendo tratado.
Para estes casos, é necessário chamar um especialista em fossas para realizar o tratamento de recuperação das bactérias. Apenas assim é possível recuperar o funcionamento da estrutura e eventualmente acabar com o mau cheiro.
Uma das principais causas de morte das bactérias é a limpeza e manutenção malfeita na fossa séptica. Portanto, se você quer evitar o mau cheiro na fossa séptica, a principal coisa a se fazer é cuidar dela da maneira correta.
A limpeza da fossa deve sempre ser feita por uma empresa especializada e que tenha experiência no mercado.
A Esgotecnica existe há mais de 20 anos realizando este tipo de serviço e sempre entregando um trabalho de altíssima qualidade. Quando você precisar realizar a manutenção da sua fossa, chame a gente e tenha a certeza de que você ficará 100% satisfeito!
Entre em contato com a gente e conheça nossos preços, condições e principalmente as garantias de que somos uma empresa série e compromissada com nossos clientes!