
Como limpar caixa de gordura com bicarbonato
A caixa de gordura é um dos principais pontos da instalação hidráulica em diferentes ambientes. Essa estrutura é responsável por proteger toda a tubulação de entupimentos. Muito além disso, ela também protege o sistema de tratamento de esgoto, por evitar que a gordura vá para o sistema geral.
A caixa de gordura é tão importante que ela é obrigatória em toda nova instalação hidráulica, em casas, apartamentos e até mesmo em ambientes comerciais. Porém, muito mais importante do que a presença da caixa, é fundamental saber como deve ser feita a limpeza da caixa de gordura.
Essa limpeza pode ser realizada de diferentes maneiras e o bicarbonato pode oferecer um excelente auxilio para a limpeza dessas estruturas.
A Esgotecnica é especialista nesse assunto e oferecemos os melhores serviços de limpeza e desentupimento de caixa de gordura. Com isso em mente, estamos trazendo algumas dicas para a limpeza ser realizada de forma eficiente e sem nenhuma dor de cabeça.
Confira como você pode utilizar o bicarbonato para limpar a caixa de gordura!
O bicarbonato é uma excelente ferramenta para desentupir canos
Você sabia que o bicarbonato é uma excelente maneira de desentupir canos entupidos com gordura? Por causa de sua reação química com certos produtos, ele desprende placas de gordura e resolve diferentes obstruções.
O desentupimento com o bicarbonato funciona da seguinte maneira:
Retire toda a água de dentro da pia onde há o entupimento. Coloque uma colher de bicarbonato e em seguida jogue dois copos de água quente. Aguarde cerca de 15 minutos e adicionei um copo de vinagre.
Tape o ralo com uma tampa ou algum pano e espere alguns minutos. A mistura começará a efervescer liberando a sujeira que está bloqueando a passagem da água. Assim que a efervescência diminuir, retire o pano e jogue água fria dentro do cano para empurrar a sujeira.
Nota: Substituir água quente por suco de limão quente é uma ótima ideia, já que ele potencializa a mistura e deixa um cheiro agradável na pia.
Esse procedimento pode funcionar da mesma forma com a caixa de gordura caso ela esteja entupida. No entanto, é muito importante ressaltar que a caixa deve estar sem água para que o bicarbonato tenha o efeito esperado.
O bicarbonato como uma parte da limpeza da caixa de gordura
Enquanto o produto pode ser utilizado para desentupir a caixa de gordura, o melhor uso do bicarbonato está na limpeza periódica realizada na caixa de gordura. A limpeza é um dos pontos principais para garantir a manutenção de todo o sistema hidráulico de um local.
No caso da caixa de gordura, é necessário remover a gordura das paredes e da proteção do cano com uma certa frequência apontada pelos fabricantes. Cada tipo de instalação possui um período diferente, mas contam com várias similaridades.
Como limpar a caixa de gordura
A caixa de gordura deve ser limpa para evitar que ela entupa e também para evitar que o sistema de tratamento de esgoto seja prejudicado. A limpeza é bem simples e exige bastante trabalho manual.
Na maioria dos modelos, use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.
Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura.
Nas caixas de gordura de alvenaria, os dejetos costumam grudar na parede e pode ser necessário uma espátula para a remoção completa do material.
E justamente nesse ponto que o Bicarbonato faz toda a diferença! Ao invés de ficar tentando remover a gordura com uma espátula e sem muita eficiência, você pode usar o Bicarbonato para limpar completamente as paredes e todas as peças que estão com acúmulo de gordura.
Utilizando o mesmo princípio do desentupimento dos canos.
Faça o mesmo procedimento indicado para desentupir canos dentro da caixa de gordura. O bicarbonato vai soltar as placas de gordura das paredes da estrutura e facilitar bastante toda a limpeza.
Lembrando que a caixa de gordura teve estar vazia e sem água para que a combinação dos produtos tenha efeito.
Quando deve ser feita a limpeza da caixa de gordura?
Essa é uma dúvida muito comum para quem tem esse sistema instalado em um ambiente e precisa realizar a limpeza. No entanto, não existe uma regra específica para determinar quando a caixa de gordura deve ser limpa.
O ideal é ficar de olho na quantidade de gordura presente na caixa, quando ela começar a encher, é hora de limpar. Um dos sinais de que está na hora de realizar a limpeza é o escoamento lento da água da pia ou então um barulho de gargalo quando a água está escoando.
De forma geral, é recomendado os seguintes períodos:
- De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
- De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
- De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
Com esses períodos como base, é possível ter a certeza de que a caixa está em excelentes condições, sem representar riscos para você e sua família ou funcionários e clientes.
Limpeza profissional de caixa de gordura
A limpeza profissional é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo.
A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira.
Lembre-se que é importante contar sempre com uma empresa profissional credenciada e com experiência. Procedimentos realizados de forma inadequado podem causar danos à caixa de gordura.
Por isso, conte com a Esgotecnica para limpeza de caixa de gordura em São Paulo, na região e no litoral.
Com mais de 20 anos de experiência, estamos prontos para atender a nossos clientes a qualquer momento. Realizamos limpezas rotineiras e também emergências, sempre com eficiência e agilidade.