Você sabia que pode adicionar bactérias a sua fossa séptica?
As fossas sépticas estão cheias de bactérias e microrganismos trabalhando diariamente, seja para ou bem ou para o mal, e nem percebemos tudo isto acontecendo. Normalmente, a fossa só recebe atenção quando precisa de uma limpeza ou manutenção, mas você pode começar a cuidar da sua fossa adicionado bactérias boas que trarão um resultado muito melhor para o sistema de saneamento.
Sempre vem coisas ruins à mente quando falamos em bactérias, mas a verdade é que elas estão presentes em todos os cantos do mundo. Esses pequenos organismos têm um papel muito forte na grande cadeia que é o planeta Terra. Sua importância é totalmente oposta ao seu tamanho.
Entre todas as funções que as bactérias têm no meio ambiente está a decomposição de corpos e detritos. Elas quebram todos os resíduos presentes no sistema de esgoto e deixam a água limpa para retornarem ao meio ambiente.
O problema é que muitos produtos que usamos no dia a dia da rotina doméstica e de serviço destroem essa capacidade ao matar as bactérias que contribuem para a limpeza. Limpadores químicos no geral, como detergente e água sanitária, estão entre os principais responsáveis por essas mortes. Por isso, é muito aconselhável evitar o uso destes produtos. Os sabões naturais são melhores por permitirem a proliferação destas bactérias que auxiliam na decomposição de detritos no esgoto.
A vantagem é que você pode adicionar essas bactérias à fossa séptica de forma rápida e prática para auxiliar seu funcionamento.
Se perceber que a fossa está enchendo rapidamente, essa pode ser uma excelente solução para o problema. O mau cheiro dos ralos também pode ser resolvido com esses produtos que estão disponíveis no mercado.
O processo é bem simples: nos primeiros dias, você deverá despejar diariamente a quantia especificada pelo fabricante no ralo ou vaso sanitário. Passada uma semana, comece a aplicar a mesma quantia há cada quinze dias.
Dessa forma, você evita entupimentos causados pelo excesso de detritos na fossa séptica e também trabalha para a limpeza dos canos. É bem difícil consertar os problemas de entupimento quando eles atingem parte da tubulação da casa. Então, use as bactérias boas como alternativa para manutenção da fossa séptica.
Como funcionam as fossas sépticas?
A fossa séptica é a melhor forma de tratamento de esgoto caseiro que existe e não apenas um jeito de acumular os detritos embaixo do solo, como algumas pessoas pensam. Ela funciona de forma bem simples e prática, por isso é usada até hoje.
As fossas sépticas precisam das bactérias para funcionar. Os resíduos que vão parar na fossa servem de alimento para esses microrganismo. Por isso, muitas delas morrem com os produtos de limpeza. As bactérias transformam esses resíduos do esgoto em água potável e gases que retornam à natureza.
A pequena quantidade de lodo que fica no fundo da fossa séptica é de materiais não orgânicos que não podem ser decompostos por elas.
Por esse motivo que você está contribuindo para o bom funcionamento e melhor tratamento da água ao adicionar bactérias boas na fossa séptica.
Para limpeza de fossa e transporte de efluentes, chame a Limpa Fossa.